Alimentos processados ​​que são bons para sua saúde

 

“Cuidado com os alimentos processados”. Qualquer pessoa interessada em sua dieta ocasionalmente ouviu este conselho. Os especialistas recomendam que nós comemos produtos, quanto mais fresco, melhor. Bem, O que é um alimento processado? Eles são todos prejudiciais? O que podemos (ou deveríamos) incluir em nossa dieta?

Os alimentos processados ​​são aqueles que “envolvem todo o processamento na indústria alimentícia”, explica . Comer Mercè Gonzalo, nutricionista, consultora de alimentos e graduada em ciência e tecnologia de alimentos. “Os não processados ​​são os alimentos frescos: frutas, legumes, carne, peixe, ovos … A partir daqui existem vários graus de processamento “.

Processados ​​são aqueles que contêm uma preparação na indústria alimentícia, a fresca

 Produtos frescos em um supermercado
Produtos frescos em um supermercado
(Kim Manresa)
 

No terceiro composto, ultra-clarificado, menos recomendado seria “aqueles que passam por diferentes níveis de processamento e exigem uma quantidade significativa de aditivos para preservar e ter uma aparência desejável”, explica Gonzalo. “Muitas vezes estes não são formados por alimentos frescos, mas os próprios ingredientes já são processados”.

O cientista de alimentos e tecnólogo alimentar Aitor Sánchez acaba de publicar “Minha dieta não está mais atrapalhando”, um compêndio para aprender a comer de forma saudável. Seu conselho de processamento é muito simples: “Mesmo se você estiver no supermercado, imagine que você está comprando no mercado”. Em seu trabalho, encontramos um grande cartão de explicação que mostra quais são os bem processados. Nós consideramos alguns dos mais destacados.

Alimentos processados ​​saudáveis ​​

Pães integrais de trigo 100% ou grãos integrais

O pão é um alimento processado, mas trata-se de evitar mofo branco ou refinado. “Não se deixe levar pela menção de ‘Integral’, mas analise a lista de ingredientes. Lá você deve especificar a proporção de farinha inteira”. Na confeitaria da confiança, certamente teremos opções mais saudáveis ​​do que em uma grande área. Vegetais enlatados, secos ou congelados

Eles são muito necessários. Nós só precisamos nos esquivar daqueles apresentados em refeições prontas ou molhos prontos, como hummus (embora se possa encontrar um que seja muito mal processado, e outros com muitos acréscimos). “Não apenas os vegetais cozidos nos prejudicam, mas facilitam muito nosso trabalho. O processamento que eles têm é para cozinhar”

 Legumes
Legumes
(Andrey Gorulko / Getty)
 

Legumes ou farinhas de frutos secos

Na família das farinhas você deve evitar o esperto. Podemos misturar espelta, quinoa, pão integral … Mas as farinhas mais saudáveis ​​sempre serão as de legumes ou nozes. “Não é uma questão prioritária procurar por versões melhores de farinhas, porque as farinhas não precisam ser consumidas em grandes quantidades .” Macarrão de trigo integral ou farinha de legumes

No caso das massas, as melhores são: farinha integral ou leguminosa. É possível misturar massas frescas mas não são recomendadas massas ou massas alimentícias refinadas.

 Macarrão de trigo integral
Macarrão de trigo integral
(Núria i JC)
 

Frutas e legumes embalados, cortados ou congelados

O melhor é comprar frutas e legumes frescos e, no caso dos processados, os que temos de jogar fora são os que são xaroposos ou gelados. Por outro lado, se acharmos natural, cortado ou congelado, esse processamento não alterou suas propriedades. Dois exemplos: o abacaxi embalado ou o feijão congelado.

Peixe fatiado, embalado ou congelado

O mesmo vale para os peixes. Quanto mais fresco, melhor, mas os processados, que são apenas cortados, embalados ou congelados, são saudáveis. Devemos evitar o surimi e a massa e misturar esporadicamente as conservas e os pratos preparados. Segundo Sánchez, “você tem que olhar a lista de ingredientes, dependendo do teor de sal e do tipo de óleo que temos para estimar.”

 Peixe congelado
Peixe congelado
(Saddako / Getty)
 

Carne Processada

A única carne saudável elaborada é carne picada ou congelada. Mas cuidado, porque “no mincemeat vale a pena notar que não contém aditivos . No supermercado eles chamam de preparados de carne ou Fleischburger não é carne picada, tem aditivos e não é aconselhável”.

Nozes e sementes descascadas, cruas ou assadas

Estes são os saudáveis. O salgado, frito ou açucarado, melhor deixá-lo de lado . Às vezes é difícil encontrá-los nas prateleiras dos supermercados, você tem que procurar completamente.

 Nozes
Nozes
(Janine Lamontagne / Getty)
 

Leite

“O melhor é o pasteurizado e não é cientificamente justificável, que devemos priorizar o desnatado em relação ao todo. Isso é um mito”, afirma esta nutricionista. “Na verdade, o leite desnatado está diminuindo e a fome volta mais cedo”. O leite que sempre tem que ser evitado é o açúcar. Iogurte

Nature ou kefir são as duas possibilidades saudáveis ​​deste grupo de produtos recomendados por Sánchez. “Temos que evitar adoçar e, como acontece com o leite, não se justifica o favorecimento dos skimmers”, explica ele. Para Mercè Gonzalo, “um iogurte natural pode ser saudável ou um desastre, a chave está em seus ingredientes: se você está apenas carregando leite, leite em pó e fermentos lácteos, continue, se houver outros componentes, tenha cuidado.”

 iogurtes naturais
iogurtes naturais
(BJI / Blue Jean Pictures / Getty)
 

Azeite Extra Virgem

Sementes de girassol, linho ou coco podem ser consumidas esporadicamente, e outros óleos refinados devem ser descartados. Então, o mais saudável é a azeitona extra-nativa, que temos que escolher “especialmente para o consumo bruto” sempre que pudermos . “Para cozinhar quente, podemos usar o azeite virgem, que é mais barato”, diz Sanchez.

Queijo fresco ou curado

O queijo ou queijo ralado só deve ser consumido ocasionalmente e deve evitar-se queijo e açúcar ou queijo derretido. “Sua formulação não é tão recomendável, pois substitui alguns desses produtos por outros ingredientes de menor qualidade. O queijo ralado tem alguma farinha que não é queijo”, diz o especialista.

 Queijo creme
Queijo creme
(tashka2000 / Getty Images / iStockphoto)
 

Chocolate com mais de 85% de cacau

A porcentagem de cacau é a chave. E quanto maior, melhor. “O motivo? O que não é cacau é o açúcar”.

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